top of page

Escola de Cuidadores

Sensibilizar para o envelhecimento

e capacitar para os desafios da longevidade

A Escola de Cuidadores é um projeto de inovação social do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide que procura responder aos desafios do envelhecimento da população, enquanto uma problemática de enorme interesse para toda a sociedade.

 

A Escola de Cuidadores aposta numa pedagogia do cuidar através do despertar da consciência da comunidade para a necessidade de pensar, refletir e preparar o envelhecimento, bem como da capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências.

A Escola de Cuidadores é um espaço de formação, partilha, apoio e encontro para cuidadores formais e informais.

Missão
MISSÃO

Sensibilizar a comunidade para a valorização do envelhecimento e dos cuidadores e capacitar as pessoas para os desafios da longevidade.

VISÃO

Queremos ser a referência pelo compromisso que assumimos de acrescentar valor social ao envelhecimento.

Queremos promover a integração plena das pessoas idosas na comunidade.

VALORES

Responsabilidade | Dignidade humana

Confiança | Colaboração | Inovação

o que fazemos

o que fazemos

FORMAÇÃO

CUIDADORES FORMAIS 

CUIDADORES INFORMAIS

SEMINÁRIOS

CONFERÊNCIAS

DEBATES

PROGRAMA

DE BEM-ESTAR AOS CUIDADORES FORMAIS

CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO

como fazemos
atividades
IIIseminarioescoladecuidadorescarnaxide.

III Seminário Escola de Cuidadores

Pedagogia do cuidar: família, cuidadores e políticas sociais

No passado dia 15 de novembro de 2019 realizou-se o III Seminário Escola de Cuidadores, uma iniciativa promovida pelo Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide destinada aos cuidadores, aos profissionais de saúde e do setor social e, em geral, a toda a comunidade.
A edição deste ano teve como tema "Pedagogia do Cuidar: família, cuidadores e políticas sociais" e procurou responder a diversas questões relacionadas com a problemática do envelhecimento e com os desafios para os cuidadores.
A este propósito, na sessão de abertura, o Presidente do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide, António Pechirra, garantiu que esteve evento "reforça a importância da nossa instituição promover iniciativas que contribuam para capacitar a nossa comunidade para as questões do envelhecimento e do cuidar do outro."
Também a Vereadora da Ação Social do Município de Oeiras, Teresa Bacelar, destacou a importância de promover estas iniciativas que contribuem para reconhecer os cuidadores, valorizando o seu papel social no cuidado que diariamente prestam com imenso amor.
Por fim, na sessão de encerramento, o Pároco de Carnaxide, Pe. Pedro Coutinho, defendeu que “cuidar é uma tarefa tremendamente difícil mas o cuidar do outro humaniza-nos!”.

+ fotografias

II_fórum_Escola_de_Cuidadores_cartaz_(2)

II Fórum Escola de Cuidadores

Envelhecer em segurança

O II Fórum Escola de Cuidadores, integrado na II Semana Social da Paróquia de Carnaxide, realizou-se no dia 15 de março de 2019, dedicado ao tema "envelhecer em segurança".
Durante esta manhã ficamos a conhecer o projeto "Arquitetura Confortável para Idosos: CArE - Comfortable Architecture for Elderly", com Susana Azevedo Fagulha (ISCTE - IUL); bem como as "Boas práticas de Ageing in Place: envelhecer em casa e na comunidade em segurança e de forma independente", com o professor da Universidade Católica Portuguesa, António Fonseca.
O encerramento dos trabalhos esteve a cargo da vereadora do Município de Oeiras - Desenvolvimento Social e Saúde - Teresa Bacelar, que falou de alguns desafios para o futuro da terceira idade no nosso concelho.

seminario EC.jpg

I Seminário Escola de Cuidadores

Uma reflexão sobre o cuidar: da teoria à prática

O I Seminário Escola de Cuidadores aconteceu no dia 3 de novembro de 2017 e contou com a participação de mais de uma centena de pessoas interessadas e empenhadas em saber mais sobre as questões do envelhecimento, numa importante e necessária reflexão sobre o cuidar.

No I Seminário Escola de Cuidadores contámos com a partilha de extraordinários oradores - Maria João Quintela, Antonino Gomes de Sousa, Diana Maia e Ana Catarina Ribeiro - que nos ajudaram a conhecer e compreender alguns aspetos sobre o envelhecimento e a sua promoção positiva.

Este foi também o momento para refletir  sobre a importância dos afetos e das emoções no cuidar. 

O I Seminário Escola de Cuidadores foi um espaço de partilha de intervenções sobre os desafios para quem cuida, assim como a importância de adquirir competências específicas para cuidar.
Pela pertinência e atualidade da temática acreditamos que debater estas questões é fundamental para aumentar o nível de consciência e de educação da comunidade e promover uma melhor qualidade de vida a pessoas com dependência, às suas famílias e aos cuidadores formais.

+ fotografias

Escola_de_Cuidadores_redução_do_sal_na_a

Sessão formativa

Estratégias para a redução do sal na alimentação

A Escola de Cuidadores do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide promoveu, no passado dia 28 de maio de 2019, duas sessões formativas sobre estratégias para a redução do sal na alimentação dinamizadas pela nutricionista estagiária Sandra Ferreira, nas quais, indo ao encontro das recomendações da OMS, falámos sobre o papel do sal na saúde, alertamos para as consequências do consumo excessivo e sugerimos algumas estratégias para a redução do seu consumo na alimentação diária.

IMG_9260.JPG

II Seminário Escola de Cuidadores

Pedagogia do cuidar: o novo olhar para a longevidade

No passado dia 9 de novembro de 2018 realizou-se, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, o II Seminário Escola de Cuidadores. Foi um dia extraordinário de partilha de saberes e conhecimentos; de testemunhos vivenciados na primeira pessoa; de ensinamentos sobre a forma como devemos olhar para o envelhecimento. Ficamos todos a saber um pouco mais e vamos todos conseguir cuidar um pouco melhor! O trabalho da Escola de Cuidadores vai continuar, porque queremos despertar a consciência da comunidade para a necessidade de pensar, refletir e preparar o envelhecimento e contribuir para a capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências. 

+ fotografias

EC_workshop2016_edited.png

Workshop

Introdução ao cuidar

A Escola de Cuidadores do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide promoveu, em junho de 2016, o workshop Introdução ao Cuidar, destinado a cuidadores formais e informais de pessoas dependentes.

 

O significado e as várias vertentes do cuidar e o papel do cuidador foram os conteúdos abordados pela enfermeira Diana Maia nesta ação de formação que teve como principal objetivo ajudar os cuidadores de pessoas em situação de dependência a enfrentar os inúmeros desafios com que se deparam diariamente.

+ fotografias

escoladecuidadorescarnaxide.webp

Workshop

Alimentação e nutrição na demência

A Escola de Cuidadores do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide dinamizou, no dia 26 de março de 2019, o workshop sobre alimentação e nutrição na demência, destinado a cuidadores informais, cuidadores formais, técnicos e comunidade em geral.

 

Nas duas sessões, dinamizadas pela nutricionista estagiária Sandra Ferreira,  alertamos para as dificuldades de alimentação e problemas nutricionais das pessoas com demência, bem como sugerimos estratégias para uma melhor gestão do dia alimentar.

CONTEÚDOS ABORDADOS
> Estatísticas da demência em Portugal
> Breve descrição da demência
> Situação nutricional nas pessoas idosas com demência
> Problemas nutricionais
> Disfagia orofaríngea
> O papel da nutrição
> Recomendações
- Nutrição oral
- Nutrição artificial

fórum escola de cuidadores

I Fórum Escola de Cuidadores

Boas práticas na promoção do envelhecimento ativo

A Escola de Cuidadores do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide promoveu, no dia 16 de março de 2018, o Fórum Escola de Cuidadores: boas práticas na promocão do envelhecimento ativo, uma iniciativa, integrada no programa da Semana Social da Paróquia de Carnaxide, em que se procurou refletir sobre os desafios do envelhecimento no nosso país e no nosso concelho.
Sabemos que Portugal é um dos países mais envelhecidos e reconhecemos a urgência em pensar e criar estratégias que contribuam para que a terceira idade seja vivida de uma forma mais saudável e ativa.
Nesse sentido, no Fórum Escola de Cuidadores abordamos diferentes temáticas que nos permitiram conhecer um pouco melhor a realidade atual: do voluntariado às respostas políticas; passando por respostas sociais diferenciadoras e pelos benefícios da arte na terceira idade.

notícias
contacte-nos

Contacte-nos!

A sua mensagem foi enviada com sucesso.

bottom of page