top of page

Terapia da fala

CSP Carnaxide -CAD_medicina física e rea
O que faz o terapeuta da fala?
​

​O terapeuta da fala é o responsável pelo diagnóstico, gestão e tratamento de indivíduos com incapacidades ao nível da linguagem, articulação, fluência, voz, mastigação ou deglutição

​

A quem se destina?

​

A Terapia da Fala é aplicada em crianças, jovens, adultos e idosos.

Os adultos geralmente podem necessitar de terapia da fala após um acidente vascular cerebral ou episódio traumático que altere a sua capacidade de usar a linguagem.
Nas crianças normalmente pretende-se atingir determinadas metas decorrentes de atrasos ou perturbações no seu desenvolvimento. Algumas crianças precisam de ajuda apenas com a linguagem, outras com a mecânica da fala e algumas necessitam todo o tipo de ajuda na melhoria do seu discurso.

​

Áreas de intervenção da Terapia da Fala

 

LINGUAGEM

​

A linguagem é uma capacidade humana complexa através da qual as pessoas comunicam umas com as outras e que consiste num conjunto estruturado de símbolos.
Quando existem dificuldades na aquisição da linguagem ou a pessoa a perde após a adquirir, fica, de certa forma, isolada dos que a rodeiam, pois a sua capacidade de comunicação fica comprometida!


Na terapia da fala promove-se o tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal, designadamente optimização da linguagem expressiva; processamento da linguagem recepcionada; pensamento crítico; leitura e escrita; discurso e fluência oral.

​

 

ARTICULAÇÃO


A articulação verbal é a produção de fonemas (vogais e consoantes) através de um conjunto de movimentos coordenados dos órgãos fonoarticulatórios - língua, lábios e mandíbula, entre outros. Qualquer alteração a este nível vai interferir com a inteligibilidade do discurso: a sua clareza ou a capacidade dos outros o perceberem.
 

 

VOZ


A voz consiste no conjunto dos sons produzidos pelo Homem, a partir do som resultante da vibração das pregas vocais que é, depois disso, modificado pelos órgãos ressoadores. As perturbações que surgem na sua produção podem ter diversas origens.

​

​

FLUÊNCIA


A fluência é a facilidade de encadear os sons, sílabas ou palavras da linguagem oral. Chamamos gaguez à perturbação do ritmo e fluência da expressão verbal. 
As interrupções no débito verbal existentes têm uma significativa variação em função das condições de interação social.

 


DEGLUTIÇÃO

 

A deglutição (ato de deglutir, engolir) é uma atividade neuro-muscular complexa. Algumas crianças apresentam dificuldades na sua realização (disfagia), as quais podem estar relacionadas com alterações da oclusão dentária, da postura da língua, entre outras. 
Esta função pode também ser alterada após a sua aquisição, nomeadamente em adultos, sendo neste caso um problema de origem neurológica.

​

 
SURDEZ

 

Muitas crianças sofrem de surdez ou dificuldades auditivas, o que tem consequências aos níveis da linguagem e da fala.

​

​

bottom of page